quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Peter Gabriel e a obra-prima intitulada "Sledgehammer"

Nos anos 80 a arte de fazer videoclipes estava nascendo e se desenvolvendo. Graças ao surgimento da MTV a produção de videoclipes foi otimizada e alguns deles se tornaram ícones como o clipe de "Sledgehammer" de Peter Gabriel.


Peter Gabriel foi vocalista e flautista na banda de rock progressivo Genesis e após 20 anos juntos, Peter resolveu se aventurar em sua carreira solo. O quinto album solo de Peter Gabriel foi lançado em Maio de '86 sob o título de "So".O album tem um clima mais pop do que os anteriores e trouxe a Peter bons frutos graças a boas escolhas feitas por ele, como o de lançar "Sledgehammer" como primeiro single para divulgação do álbum.O álbum ,até hoje, é o mais bem sucedido da carreira solo de Peter Gabriel.


O clipe de "Sledgehammer" foi filmado em stop-motion e é um banquete aos ouvidos e olhos. A criatividade usada para compensar a pouca tecnologia da época é absurdamente memorável. No clipe, Peter canta enquanto varias coisas acontecem ao seu redor e outras tantas acontecem quando ele não está como 'centerpiece' como: frangos dançando, frutas formando seu rosto entre outras coisas de deixar beetlejuice de queixo caído. O clipe foi dirigido por Stephen R. Johnson e ganhou 9 prêmios no VMAs de 87 incluindo melhor clipe do ano e melhor direção.
Stephen R. Johnson trabalhou com Peter novamente para os clipes de "Big Time" e "Steam" além de trabalhar com Talkin' Heads no clipe de "Road To Nowhere" entre outros.


Bora ver os 5 minutos deliciosos de "Sledgehammer"?


2 comentários: